Julianna Branco de Matos

Julianna Branco de Matos
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Colégio Estadual Francisco Varella
  • Formação: Professora Graduada em Geografia e Pós-Graduação em Gestão e Educação Ambiental. Professora de Filosofia (por habilitação).
  • Estudante finalista: Matheus Braga Couto

Minha vida profissional

Julianna Branco leciona Geografia e Filosofia há sete anos e tem experiência na área privada e no setor público, como funcionária do Estado do Rio de Janeiro, também como professora, há mais de três anos.

Com a classificação de seu aluno Matheus Braga Couto, a gratificação foi imensa, pois pode orientar um jovem a realizar um sonho. “Matheus já tinha participado desse concurso e almejava essa colocação”. Enquanto professora de Filosofia, tenho a oportunidade de levar os alunos a refletirem sobre temas diversos sociais como o proposto no projeto esse ano: a Intolerância”.

Para Julianna, o Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação de seus alunos. “Despertou o interesse a participar e ver nesse projeto a possibilidade de crescimento pessoal e acadêmico, haja visto que são jovens de origem humilde”.

“Foi uma alegria muito grande. Recebi a notícia pelo Matheus. E a emoção dele foi contagiante. Na maioria das vezes, a escola pública é a única chance de um adolescente crescer profissionalmente de forma correta. Eles veem na escola essa oportunidade e com o Matheus não foi diferente. Como professora, é uma alegria ver um aluno com esse resultado em meio a tantos outros alunos, no Brasil todo”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Sempre digo aos meus alunos da necessidade de se estudar. Não há outro caminho. A educação leva ao crescimento pessoal, humano e profissional. Não importa sua condição social/econômica. O que se aprende nunca é retirado daqueles que guardam em si informações que fazem evoluir”.