Edvanilson de Oliveira

Edvanilson de Oliveira
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola Estadual Padre Sinval Laurentino de Medeiros
  • Formação: Letras (UFRN); Especialista em Literatura e Ensino (IFRN); Mestrado em Língua Portuguesa (UFRN)
  • Estudante finalista: Maria Luisa Baracho de Souza

Minha vida profissional

O professor Edvanilson de Oliveira tem 20 anos de experiência lecionando a disciplina de língua portuguesa no Ensino Fundamental maior e 11 anos no Ensino Médio. Já atuou também como tutor no Programa de Alfabetização Proletramento, por dois anos, pela Universidade Federal de Pernambuco.

Atento a outras iniciativas que possam auxiliar no processo ensino-aprendizagem, Edvanilson também participa do Projeto Despertar, em parceria com o SEBRAE e a Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Norte, voltado para o empreendedorismo jovem. Além disso, atua em outros projetos da escola: Jovem de Futuro, PIC (Projeto de iniciação curricular) e PIP (Projeto de iniciação pedagógica).

Edvanilson participa do Jovem Senador há vários anos e acha ótima a iniciativa. “É uma experiência incrível, pois os jovens são chamados a opinar sobre os problemas do seu país. E, nesse ano de 2017, tivemos o privilégio de representar o nosso estado”.

Em sala de aula, o professor Edvanilson procura ouvir os alunos e apresentar temas variados para os debates e trocas de ideias. “Os temas do jovem senador são trabalhados juntamente com as expectativas de produção textual voltadas para o ENEM, onde os jovens opinam sobre os diversos temas que se tornam debate público em nosso país. Antes da produção do texto sobre intolerância, fizemos várias discussões e leituras sobre o assunto”.

Para o professor do Rio Grande do Norte, o projeto Jovem Senador contribui na formação de seus alunos na medida em que “são colocados a tomar ciência dos problemas do seu país e, ao mesmo tempo, são chamados a opinarem sobre os mesmos com uma visão crítica, construtiva”.

No Rio Grande do Norte, foram apresentadas mais de 22 mil redações, o segundo estado com maior participação, e o professor Edvanilson recebeu com grande alegria a seleção da aluna Maria Luisa Baracho de Souza. “Nesse nível de seleção é muito difícil. Isso é incrível, é o mesmo que acertar na loteria, além da capacidade e competência da aluna”.

Uma mensagem para seus alunos

“A educação é o melhor caminho para se obter sucesso na vida, pois a mesma nos possibilita entrar no mundo do conhecimento, de forma que não podemos ser mais a mesma pessoa. Ela nos transforma, nos dá acesso às oportunidades que a vida nos proporciona. Diante disso, e para alcançar sucesso por meio da educação, precisamos ter foco no que queremos, sermos persistentes, ter visão de futuro, gostar da coletividade, pensar no bem de todos, enfim, devemos ser bons empreendedores de nossas próprias vidas”.