Odicéia Maciel de Almeida

Odicéia Maciel de Almeida
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Maria Carmelita do Carmo
  • Formação: Letras - Licenciatura Plena; Bacharel em Direito; Pós-Graduação em Gênero e Diversidade na Escola
  • Estudante finalista: Judhy Jael Serrao de Lima

Minha vida profissional

Com mais de 15 anos de experiência na área de Educação, a professora Odicéia já é conhecida do Jovem Senador. Em 2016, orientou a aluna Ingrid Gabrielle Pastana Pereira. Em 2017, vence novamente a etapa estadual classificando a aluna Judhy Jael Serrao de Lima. “Foi uma experiência gratificante e enriquecedora, por proporcionar debates sobre temas relevantes em sala de aula”. Muito atuante, Odicéia ainda participa de outros projetos de educação cidadã como o Parlamento Jovem Brasileiro e das Olimpíadas da Língua Portuguesa.

“Desenvolvemos as atividades durante um bimestre. Antes de trabalhar o tema específico do Projeto Jovem Senador, procurei desenvolver conhecimentos nos discentes por meio de debates em sala a respeito de outros temas relacionados à diversidade cultural, de gênero e etnicorracial no Brasil. Em seguida, apresentei o tema Brasil plural: para falar de intolerância, que foi trabalhado em várias oficinas ao longo do bimestre”.

Para a professora Odicéia, o Jovem Senador sempre contribui para a formação dos alunos. “O projeto ajudou no desenvolvimento de conceitos, ideias e práticas relacionadas à cidadania, auxiliando a tornar alunos cada vez mais críticos e conscientes no que concerne ao respeito à diversidade brasileira”.

Ao saber da notícia de sua classificação, a alegria falou mais alto. “Fiquei muito feliz, pois percebo que essa experiência no Projeto Jovem Senador vai enriquecer ainda mais a vida estudantil e pessoal de minha aluna, além de ser um reconhecimento do meu trabalho e do trabalho da escola da qual participo”.

Uma mensagem para seus alunos

“A única forma de mudar a realidade do país e a nossa realidade pessoal é por meio da educação. Por isso, estude”.