Inscrições para oficina legislativa do e-Cidadania estão abertas

Especialistas em educação que atuam no Jovem Senador no Pará participaram nesta segunda-feira (19) de um encontro virtual com coordenador do Programa e-Cidadania do Senado Federal, Alisson Bruno, que apresentou os recursos da oficina legislativa destinada a professores. 

A oficina disponibiliza diversos materiais para download — planos de aulas, slides e vídeos de apoio ao conteúdo. O objetivo é promover o debate de ideias em sala de aula e difundir as ferramentas de participação popular direta no processo de criação de leis. Os alunos são incentivados a pensar em melhorias para o país por meio de etapas de criação e avaliação de ideias legislativas, que podem ser debatidas pelos senadores e virar leis. 

Alisson explica como funciona o projeto.

 A oficina se divide em cinco aulas em que os professores vão poder explicar como funciona o processo político no Brasil, passando pela preparação das ideias legislativas que serão sugeridas pelos estudantes e pela elaboração de relatórios com as avaliações das ideias apresentadas. Nas fases seguintes, as propostas são debatidas e votadas para, posteriormente, serem publicadas no e-Cidadania. Após essas etapas todos os alunos poderão buscar apoio para as ideias já disponíveis no portal. 

O coordenador ressalta que os professores podem usar o material em aulas on-line, presenciais e híbridas. Segundo ele, uma das preocupações do projeto é garantir a acessibilidade para pessoas com deficiência.

— Sabemos que existem dificuldades de acesso à internet e a oficina oferece a possiblidade de o aluno cadastrar sua ideia por telefone em ligação gratuita para o Senado. Além disso, os estudantes com deficiência auditiva também poderão cadastrar suas ideias legislativas por vídeo em língua brasileira de sinais — Libras.

Os professores que se inscreverem receberão uma declaração com o nome da escola, as turmas participantes, as ideias apresentadas pelos alunos e a carga horária estimada para a preparação e realização da oficina.

A oficina legislativa está disponível neste endereço

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest