Jovem Senador faz lives e apoia ações nas escolas para divulgar inscrições no Programa

Estão na reta final as inscrições para o Concurso de Redação do Jovem Senador, que seguem abertas até o dia 30 de abril. Para divulgar o Programa, desde o início do ano letivo, a equipe do JS tem apoiado ações nas escolas e se reunido em bate-papos pela internet com educadores e estudantes de todo o país.
Em fevereiro, os coordenadores de educação de todas as unidades da federação e do DF discutiram em reunião virtual detalhes da edição de 2024 e explicaram as iniciativas adotadas para estimular a participação de seus estudantes no Concurso de Redação, que neste ano tem como tema “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”.
Desde março, a equipe também tem participado de transmissões ao vivo pela internet com coordenadores pedagógicos, Jovens Senadores de edições anteriores e professores do Pará, Maranhão, Amapá, Pernambuco e São Paulo. Além de tirar dúvidas, a “temporada de lives” também serve para apresentar informações práticas sobre o Programa, como o regulamento, o calendário e o guia com dicas de redação, um rico material didático preparado pelo consultor legislativo Ronaldo Teixeira Martins.
Nos encontros, o chefe de Serviço do Jovem Senador, George Cardim, relembrou uma frase do político baiano Octávio Mangabeira, citada recentemente pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, em solenidade de comemoração dos 200 anos do Senado Federal. Ao tomar posse como governador da Bahia, em 1947, Mangabeira definiu a democracia brasileira ‘como uma plantinha tenra que precisa ser regada todo dia’.
- Neste sentido, com o Jovem Senador, estamos plantando novas sementes para a reafirmação da democracia em solo brasileiro. Não é por acaso que o símbolo do Programa é uma árvore. Em várias culturas, a árvore é utilizada como símbolo da vida e representa a evolução permanente, resumiu Cardim.
Dar voz aos estudantes e valorizar os professores
Na telinha do computador, a equipe do Jovem Senador apresenta o Programa como uma aula de cidadania e uma oportunidade única para dar voz aos estudantes brasileiros e aproximá-los do Senado Federal, proporcionando trocas de experiências e aprendizados para todos. Também explica que durante a Semana de Vivência Legislativa, que neste ano acontece entre os dias 5 e 9 de agosto, os Jovens Senadores discutem e apresentam sugestões legislativas que podem ser transformadas em projetos de lei. Em março, duas propostas apresentadas em edições passadas, nas áreas de Meio Ambiente e Educação, foram aprovadas no Plenário do Senado e na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.
Já os gestores, professores e estudantes dividiram experiências inspiradoras nas reuniões.
A coordenadora do Jovem Senador no Pará, Paola Frassinetti, ressaltou o foco do Programa no protagonismo juvenil e lembrou do esforço feito para entregar os kits físicos nas escolas em municípios mais remotos, comunidades ribeirinhas quilombolas e aldeias indígenas. “Em algumas cidades, levamos o material de ônibus e barco, para garantir a participação de todos os alunos. A viagem para Melgaço, no arquipélago de Marajó, leva 16 horas de barco”, disse Paola, ao citar o município isolado no interior do Pará que ficou conhecido recentemente por ser o menor IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) municipal do país.
Já o Jovem Senador de São Paulo em 2023, João Vítor Lopes Ribeiro, que atualmente cursa Direito na Unicamp, em Campinas, aproveitou uma folga entre as aulas para relatar como a sua participação no Programa o ajudou a ampliar seus horizontes.
- É o Programa educacional mais importante do país, porque dá oportunidade aos alunos de escolas públicas, que sofrem preconceito. Entre os ensinamentos, ficou gravado para mim a palavra ‘consenso’. A necessidade de aprender a ouvir o outro para ter a capacidade de se colocar, de incluir outra opinião em seu ponto de vista ou até mesmo de abrir mão de sua ideia para abraçar outra”, disse João Vitor, que agradeceu o empenho e a atenção de sua professora orientadora na Escola Estadual Professor Djalma Octaviano, Hellen Rodrigues.
Emocionada, a professora Hellen disse que se impressionou com a valorização dos professores durante a semana presencial. “Nós fomos recebidos com tapete vermelho e subimos a rampa do Congresso Nacional ao som da banda. Fizemos cursos de qualificação e recebemos, no Plenário do Senado, uma Constituição personalizada com nossos nomes. Foram demonstrações de cuidado e carinho, um ritual que nunca tinha vivido e uma experiência que ajuda a nos renovar profissionalmente”, afirmou a professora.
Durante a live com os professores de todas as regiões do Maranhão, a coordenadora do Jovem Senador no estado, Ana Celeste, elogiou a disponibilidade da equipe em Brasília para esclarecer eventuais dúvidas. “A reunião foi muito positiva para estimular nossos educadores e alunos. Quero registrar que, quando precisei de uma informação, fui atendida prontamente pela equipe por mensagens, por telefone e pela internet”.
Ainda está previsto um novo encontro com Tocantins (22/04). Além das lives, a equipe do Jovem Senador tem visitado pessoalmente escolas públicas de ensino médio do Distrito Federal em diferentes regiões administrativas, como Ceilândia e Plano Piloto.
O material para divulgação e participação no concurso, como cartaz, ficha de inscrição, folha de redação, regulamento e guia de redação, está disponível no site senado.leg.br/jovem senador. O contato também pode ser feito no e-mail jovemsenador@senado.leg.br ou por telefone e WhatsApp, no número (61) 9 9187 2248.

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