Jovens senadores estimulam a cidadania em suas comunidades


Trabalhar com projetos sociais e de estímulo à cidadania é um ponto forte dos jovens senadores. Muitos prestam seus conhecimentos para dar aulas a estudantes carentes, participam de atividades religiosas e de campanhas para a doação de materiais escolares. A equipe do Jovem Senador entrevistou estes alunos e descobriu algumas atividades que eles realizam em suas comunidades.

O estudante Igor Camilo Ferreira, Jovem Senador de Minas Gerais, conhece bem a importância da educação para o desenvolvimento social. Um dos seus principais objetivos é cursar Ciências Biológicas para dar aulas na escola onde estudou o ensino fundamental, no município de Campo do Meio, que fica a 300 km de Belo Horizonte. “Desejo contribuir para a construção de uma sociedade mais justa e desenvolvida através de valores que são ensinados e estimulados dentro da sala de aula, como o companheirismo, a amizade e a cooperação mútua”, conta Igor.

Julio Cesar Marques de Oliveira, que venceu o Jovem Senador no Rio de Janeiro, também pretende encontrar na profissão a ser seguida uma forma de contribuir para o desenvolvimento da sociedade. “Meu objetivo profissional é ser cientista e contribuir em alguma área da medicina. O que me motiva a seguir carreira na ciência não é apenas adquirir conhecimento, mas, principalmente, utilizá-lo para ajudar as pessoas”, confidencia Julio Cesar. Além disso, o estudante já possui experiências em projetos na área de educação. Ele já deu aulas preparatórias aos alunos de sua escola para a primeira fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.

A jovem senadora Nayara de Oliveira Silva, de Buritis – Rondônia, participa de um projeto chamado “Mão Amiga”, que estimula os alunos a doarem cestas básicas para as famílias carentes do município. Além disso, Nayara também atua em grupos criados por professores da sua escola com o objetivo de adquirir óculos para que crianças e adolescentes pobres possam enxergar bem e, consequentemente, melhorar os resultados escolares.

Para a jovem senadora Cibele Loiola, de Bacabal-MA, as atividades que a motivam a contribuir com a comunidade estão ligadas ao esporte. Ela já participou de projetos que incentivam crianças carentes a praticar judô e costumava auxiliar os professores durante os treinos, ensinado as crianças sobre os fundamentos do esporte. “O judô mudou e muda a vida de muitos na minha cidade”, destaca Cibele.

As atividades religiosas também não ficam de fora dessa turma. É o caso de Laila Cristina de Paiva, jovem senadora pelo estado do Rio Grande do Norte. Ela atua como líder de uma comunidade cristã no seu bairro e procura engajar jovens a discutir os problemas e desafios da sociedade. A aluna conta que também já participou do projeto InspiraSonho, que incentiva o desenvolvimento de jovens em suas atividades extracurriculares. A proposta é conectar estudantes com experiências de aprendizagem significativas fora da sala de aula.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest