Jovens senadores desembarcam no aeroporto internacional Juscelino Kubitschek

Os estudantes representarão seus estados em um mandato simulado de três dias.

A segunda-feira (17) começou agitada para os alunos da rede estadual de ensino que ganharam o Concurso de Redação do Senado, promovido pela Secretaria-Geral da Mesa (SGM) em parceria com a Secretaria de Relações Públicas (SRP) e pela Consultoria Legislativa.

Todos os vinte e seis alunos de fora do Distrito Federal desembarcaram pela manhã no Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, acompanhados pelo professor orientador. Eles foram recebidos por duas equipes da SRP, a postos no aeroporto e no Hotel Nacional, local onde todos ficarão hospedados.
A aluna Noemi Tavares foi a única a chegar de carro. Ela mora em São Sebastião, a 20 km da região central de Brasília, e representa o Distrito Federal.  A jovem confessa nunca ter entrado no Congresso Nacional, onde permanecerá por cinco dias, vivenciando o trabalho e a rotina dos senadores.
- Estou viajando para dentro da minha própria cidade! Estou gelada de tanta expectativa. Acho que é uma experiência única para adquirir consciência política – diz Noemi.
Muitos iniciaram a viagem no domingo (16), por morarem distantes da capital de seus estados, onde deveriam pegar o voo nesta manhã. É o caso de Ana Paula Mendes, de Araguaína, em Tocantins, Leiliane Gomes da Silva, de Parnaiba, no Piauí, e José Patrocínio, do povoado Santo Antônio da Cobra, no Rio Grande do Norte.
José, que viajou 285 km até Natal, chegou cheio de expectativa e já fazendo campanha junto aos outros jovens senadores para ser eleito o presidente do Senado Jovem. Ele contou que a política está no gene da família. O bisavô da avó materna, Bernardinho de Senna, foi juiz distrital de Parelhas, quando o distrito ainda pertencia ao município vizinho de jardim do Seridó, em 1902.
O aluno também contou que, sem querer, quebrou o mouse do computador quando recebeu, pela internet, a notícia de que era um dos vencedores do concurso, tamanha a emoção. O sonho dele é cursar Ciências Jurídicas e Sociais, para entender de política e, Medicina Veterinária, para ter como profissão.
- Política não é emprego, é um meio de se lutar pelos direitos da sociedade. - Diz, aspirando a carreira política no Rio Grande do Norte.
Já Ricardo Rocha, de Aracaju, em Sergipe, quer ser médico. Ele foi incentivado pelo professor Denilson Melo a escrever a redação, e como tem facilidade na disciplina, aceitou o desafio.
- Fui o único da escola a escrever. Minha proposta de lei é na área de educação. O sucateamento das escolas é um grande problema a ser resolvido. - Disse ele, sobre o que pretende defender na comissão.
Os jovens senadores receberam, na chegada do hotel, kits com livros sobre a história do Brasil, a Constituição e brindes.
Núcleo de Comunicação Interna - Senado Federal

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest