Damares pede aprovação de projeto que agrava pena de crime contra criança

Da Agência Senado | 05/12/2023, 17h08

A senadora Damares Alves (Republicanos-DF) defendeu a aprovação do projeto de lei que endurece as penas para crimes contra crianças e adolescentes (PL 4.224/2021) como forma de dar um recado a pedófilos e estupradores. A proposta, já aprovada pela Câmara dos Deputados e por comissões do Senado, está em regime de urgência no Plenário. 

— Eu espero que se não hoje na próxima semana a gente possa votar a matéria e assim o Senado termina o ano de 2023 mandando um recado para pedófilos e estupradores de crianças: Nós vamos pegar todos vocês — disse Damares em pronunciamento nesta terça-feira (5).

O texto inclui na lista de crimes hediondos diversos delitos praticados contra crianças e adolescentes. Além disso, torna crime a prática de bullying e cyberbullying. Quem é condenado por crime considerado hediondo não pode receber benefícios de anistia, graça e indulto ou fiança e deve cumprir a pena inicialmente em regime fechado.

Durante seu discurso, a senadora citou uma série de notícias veiculadas pela imprensa nos últimos meses sobre desaparecimentos de crianças e estupros contra menores de idade. Um dos casos é o da menina Elisa Ladeira Rodrigues, de dois anos, que desapareceu há mais de dois meses em Anajás, no Arquipélago do Marajó:

—  Estou trazendo tudo isso para provar que a coisa está mais séria do que a gente pensava.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)