Audiência conjunta vai debater desafios para pessoas do espectro autista

Da Agência Senado | 10/04/2023, 19h17

Audiência conjunta de três comissões do Senado  Educação (CE), Assuntos Sociais (CAS) e Direitos Humanos (CDH)  debaterá nesta quarta-feira (12), a partir das 14h, a situação atual, as perspectivas e os desafios das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA). Os três requerimentos para a realização dessa audiência interativa são do senador Flávio Arns (PSB-PR), que preside a CE.

Os convidados para o debate são: a conselheira na Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE) Suely Melo de Castro Menezes, a presidente da Associação Brasileira de Neurodiversidade/Neurodivergência (Abraneurodiversidade) e do Coletivo Autistas Adultos Brasil, Ana Lecticia Soares Muller Lobo Rezende Novoa e o diretor-presidente do Movimento Orgulho Autista Brasil (Moab), Fernando Cotta. Os três já confirmaram a participação.

A reunião deve contar também com representantes dos ministérios da Saúde e da Educação.  O presidente da Associação de Pais e Amigos do Autista do Vale dos Sinos de São Leopoldo (RS), João Batista Mandelli, já informou que não poderá comparecer.

O local será no Plenário 19 da Ala Senador Alexandre Costa e terá caráter interativo, com a possibilidade de participação popular. Dúvidas, críticas e sugestões poderão ser enviadas por meio do portal e-Cidadania ou pelo telefone 0800 0612211.

Como participar

O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo telefone da Ouvidoria do Senado (0800 061 2211) ou pelo Portal e‑Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e‑Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)