Governador do Amapá pede prorrogação de medidas de combate à covid

Da Redação | 25/06/2020, 12h42

Representante dos estados da Amazônia Legal, o governador do Amapá, Waldez Góes, elogiou as medidas econômicas e sociais aprovadas pelo Congresso Nacional para mitigar os efeitos da pandemia da covid-19. Porém, ele pediu que deputados e senadores permaneçam atentos para a necessidade de prorrogação de algumas das iniciativas. Waldez Góes participou nesta quinta-feira (25) de audiência remota da comissão mista criada que acompanha as ações de combate à covid-19.

Segundo Waldez, o Congresso precisa, junto com o governo federal, garantir recursos para reduzir os impactos no setor produtivo e na vidas dos brasileiros.

— [As medidas que o] Congresso Nacional adotou foram providenciais nas contas públicas, no enfrentamento à covid, na garantia dos salários dos trabalhadores, na saúde, na segurança, na educação, na assistência. Fiquem atentos para essa necessidade de prorrogação: nenhum outro ente pode emitir e colocar dinheiro novo no Brasil que não seja o governo federal, através, logicamente, do apoio do Congresso Nacional — defendeu. 

O governador lamentou a falta de articulação do governo federal na fase inicial da pandemia. Segundo ele, "as coisas foram muito demoradas" e estados tiveram que enfrentar a pandemia individualmente. 

— Nós acabamos, todos, sendo sugados pela rotina diária em que basicamente a pauta, 100%, passou a ser covid-19 — isso não é diferente para nenhum colega governador e a população deste país — e fomos absorvidos por isso. As coisas foram muito demoradas. A bem da verdade, por quase 60 dias os estados, individualmente, tiveram que adotar uma série de providências para fazer o enfrentamento à covid.

Kit intubação

Presidente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável da Amazônia Legal, Waldez Góes informou que os governadores querem ajuda do governo federal para a compra de equipamentos para o chamado “kit intubação”. Segundo ele, um documento com a relação de equipamentos e medicamentos necessários por estado está em elaboração e deve ser encaminhado nesta sexta-feira (26) para o governo federal e para o Congresso.

— Esperamos que até amanhã a gente consiga fazer isso, porque há um esforço no sentido de que o governo federal faça essa aquisição considerando as dificuldades de os estados sozinhos adquirirem esses produtos no mercado local ou internacional — afirmou. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)