Cancelada sessão do Congresso Nacional desta quarta-feira

Da Redação | 17/06/2020, 10h35 - ATUALIZADO EM 17/06/2020, 13h30

O presidente do Congresso Nacional, senador Davi Alcolumbre, cancelou a sessão que estava marcada para às 10h desta quarta-feira, por causa de uma sessão da Câmara dos Deputados que foi convocada no mesmo horário. 

Na pauta, estavam 20 vetos presidenciais, entre eles dois relacionados ao auxílio emergencial pago a pessoas em situação de vulnerabilidade devido à pandemia provocada pelo novo coronavírus (Lei 13.982, de 2020). O auxílio emergencial foi sancionado em abril pelo presidente Jair Bolsonaro.

Também estava na pauta o veto do presidente ao Pacote Anticrime, além de uma proposta que altera o Orçamento deste ano e destina crédito suplementar de R$ 36,7 milhões para a Justiça Federal, para a Justiça do Trabalho e para o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (PLN 11/2020). 

O líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), lembrou que o adiamento da sessão é um fato corriqueiro no dia a dia do Parlamento. 
— As sessões são canceladas por motivos variados. E quando tem um tema importante, às vezes, as negociações demoram um pouco mais. É a essência do Parlamento discutir, acordar, divergir e ir para o voto — afirmou .

Por conta da pandemia do novo coronavírus, que impede os encontros presenciais, a sessão deliberativa remota teria duas partes: a primeira, com os deputados, às 10h, e a segunda, à tarde, com os senadores.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)