Humberto critica omissão do governo no combate ao coronavírus

Da Rádio Senado | 03/06/2020, 16h09

O senador Humberto Costa (PT-PE) criticou, em pronunciamento nesta quarta-feira (3), a atitude do presidente da República, Jair Bolsonaro, em relação à pandemia de coronavírus. Ele ressaltou que o presidente continua a "fazer deboche" com a situação, dizendo que morrer é o destino de todos”.

O senador afirmou que o governo federal não está tomando nenhuma ação efetiva para combater o vírus. Ele lembrou que o presidente ainda não nomeou um novo ministro da Saúde, cargo que está vago há três semanas. Para Humberto, o governo está sendo omisso. 

— O Ministério Público agora mostra que o governo federal não transferiu os recursos necessários, adequados e aprovados pelo Congresso Nacional para estados e municípios enfrentarem a pandemia do coronavírus. Vimos também a ausência de uma linha geral, de uma orientação do governo, para enfrentar a pandemia e organizar uma eventual saída da quarentena para a reabertura das atividades econômicas. 

Segundo Humberto, governadores e prefeitos estão sendo pressionados pela população e por empresários. Por isso, disse, começaram a flexibilizar o isolamento social, muitas vezes de forma desordenada.

O senador ressaltou ainda que o povo brasileiro está desassistido, já que milhões de pessoas não receberam os recursos do auxílio emergencial, pequenas empresas não conseguem financiamentos e estados e municípios continuam esperando pela ajuda do governo federal.

— O pior de tudo isso é que o presidente da República, ao invés de assumir a posição de liderar a luta contra o coronavírus, provoca crises e mais crises, dia a dia, procurando aglutinar forças para o seu objetivo de aplicar um golpe militar no Brasil e tornar-se ditador do país — disse.

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)