Plínio Valério critica medidas que prejudicam os trabalhadores

Da Rádio Senado | 20/04/2020, 17h14

O senador Plínio Valério (PSDB-AM) manifestou-se contrário à votação da MPV 905/2019, que institui o Contrato de Trabalho Verde e Amarelo, e que, na sua avaliação, coloca "muita vantagem" nas mãos do empregador, prejudicando os trabalhadores.

A MP estava na pauta de votação do Senado e perderá validade nesta segunda. No entanto, a sessão foi cancelada porque, atendendo à sugestão do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, o  presidente da República, Jair Bolsonaro revogou a medida e vai editar uma nova especificamente para tratar do Contrato Verde e Amarelo durante a pandemia de covid-19.

Plínio Valério lamentou a intenção dos parlamentares de votarem leis que prejudicam os trabalhadores e a falta de apoio à votação do projeto que taxa grandes fortunas.

— Eu vejo muito leão, muitos leões, rugindo aí, quando se trata de ir para cima do trabalhador e para cima dos pobres. Eu vejo muitos cordeirinhos quando se trata dos ricos. Eu não vejo leão rugindo para os ricos— acrescentou.

O senador também se posicionou contra a aprovação de propostas que colocam mais dinheiro na mão dos governadores. Para ele, embora os estados precisem de recursos, “muitos governos gastam com o que não devem”. Ele mencionou o caso do Amazonas, onde o governador teria pago fornecedores, apesar de a pandemia requerer investimentos em ações de saúde.

Bolsonaro

Plínio Valério também considerou perigoso o pronunciamento de Jair Bolsonaro neste domingo, durante manifestação em frente ao quartel-geral do Exército, em Brasília. No evento, manifestantes pediram o fechamento do Congresso e defenderam intervenção militar.

O senador afirmou que o presidente ultrapassou o que chamou de “fio da navalha”. Plínio disse também que o discurso de Bolsonaro não atinge somente o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, mas atinge o Poder Legislativo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)