Flávio Arns defende prioridade para a educação básica

Da Rádio Senado | 11/02/2020, 19h50

O senador Flávio Arns (Rede-PR) defendeu nesta terça-feira (11) em Plenário a prioridade para a educação básica. Ele cobrou a continuidade do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Ao comentar a audiência pública com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, na Comissão de Educação (CE) pela manhã, Flávio Arns pediu mais investimentos na base da educação.

— O ministro falou do programa de alfabetização. Não precisa ter o programa separado. A alfabetização é Fundeb! O próprio ministro destacou a importância do ensino técnico. Nós queremos ensino técnico. As mães e os pais chegam para a gente e dizem: 'Olha, o meu filho está terminando o ensino médio, mas precisa trabalhar'. Então, para isso, é o ensino técnico, com recursos, com bolsa-aprendizagem, com estágio. E isso é educação básica! — afirmou o senador.

O senador lembrou que a educação básica deve ser a prioridade, pois ela inclui tudo que vem antes do ensino superior. Flávio Arns lembrou que 10 milhões de adultos não são alfabetizados e 45 milhões não têm o ensino fundamental completo. Ele pediu mais recursos da União para o setor e insistiu na necessidade de melhor os critérios de distribuição, em favor dos municípios.

— Educação básica, para defender essa bandeira no Brasil inteiro, a gente tem que dizer que é a creche, é a pré-escola, é o ensino fundamental, é o ensino médio, é tudo aquilo que vem antes da faculdade ou da universidade; é o ensino técnico, é a educação de jovens e adultos, é a educação da pessoa com deficiência, indígena, quilombola; é bastante coisa. E precisamos defender isso, porque todos nós queremos que o prédio da escola seja o prédio mais bonito, mais aconchegante, mais acolhedor em cada comunidade onde está essa escola — sublinhou.

Arns lamentou a baixa qualidade dos prédios escolares, grande parte deles não tem água encanada, nem energia elétrica, quadra de esportes, biblioteca, sala adequada para professores ou pátio para as crianças e adolescentes fazerem as atividades.

— Nós queremos que o Brasil seja desenvolvido, próspero e isso acontece pela educação, com povo educado, com povo que foi para a escola, com povo que tem que ter mais alternativa, até para a própria pessoa ter um trabalho melhor, um salário melhor.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)