Para Humberto, proposta de zerar ICMS promove guerra contra governadores

Da Redação | 06/02/2020, 16h18

O senador Humberto Costa (PT-PE) disse em Plenário, nesta quinta-feira (6), que o presidente da República, Jair Bolsonaro, patrocina uma guerra populista e demagógica contra governadores ao propor que os gestores zerem o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sob os combustíveis. Na quarta-feira, o chefe do Executivo afirmou que zeraria os tributos federais para baixar o preço da gasolina caso os governadores fizessem o mesmo.  

Para o senador, o presidente assume uma postura irresponsável já que quase todos os estados enfrentam crise fiscal e o corte tributário levaria ao comprometimento de ações e programas no âmbito da educação, saúde, assistência social e até mesmo o pagamento do funcionalismo. Na sua avaliação, o responsável pela alta no preço dos combustíveis e do gás de cozinha é o próprio governo por manter a política de reajuste de acordo com as cotações internacionais.  

— O grande responsável pelo preço dos combustíveis hoje — um litro de gasolina quase a R$ 5, um botijão de gás a mais de R$ 70 — é o governo federal, é a União, porque o governo federal, em vez de estabelecer uma política junto à Petrobras que seja diferenciada do que está acontecendo aqui, faz com que o preço dos combustíveis varie de acordo com a tendência internacional, diferentemente do que acontecia nos governos de Lula e de Dilma — disse.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)