Nova Aurora, no Paraná, é oficialmente a Capital Nacional da Tilápia

Da Redação | 20/12/2019, 09h45

O município paranaense de Nova Aurora é a Capital Nacional da Tilápia. A homenagem, proposta por meio do Projeto de Lei (PL) 5.104/2019, foi sancionada pelo presidente da República e está publicada na edição desta sexta-feira (20) do Diário Oficial da União

De acordo com o deputado federal Roman (PSD-PR), autor do texto, o oeste do Paraná se destaca como a região que mais produz tilápia no país. No município de Nova Aurora, a atividade gera cerca de 800 empregos diretos e beneficia mais de 250 produtores familiares. Além disso, impactou positivamente o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local, melhorando a qualidade de vida de seus habitantes. A produção de tilápia da cidade já foi, inclusive, reconhecida pelo governo do estado com o título de Capital Paranaense da Tilápia.

Na Comissão de Educação do Senado, a proposta foi relatada pelo senador Flávio Arns (Rede-PR), que destacou a tilapicultura como a indústria mais importante da aquicultura brasileira. Atualmente a tilápia lidera o ranking entre as espécies cultivadas, respondendo por 60% da produção nacional de pescado, o que corresponde a mais de 300 mil toneladas anuais. Desde 2016, a Região Sul é a principal produtora do país, com destaque para o Paraná na liderança estadual.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)