Veneziano Vital do Rêgo critica as ações do governo nos primeiros 100 dias

Da Redação | 11/04/2019, 15h03

O senador Veneziano Vital do Rego (PSB-PB) criticou as ações do governo Bolsonaro, que completou 100 dias. Em pronunciamento neste quinta-feira (11), disse não ser possível "cobrar resultados" em 100 dias, mas é necessário acompanhar e fiscalizar as ações do Poder Executivo.

Veneziano apontou a paralisação do Ministério da Educação nesse período, lembrando as "trapalhadas" do ministro anterior, Ricardo Veléz Rodriguez. O senador também criticou declarações do novo ministro da pasta, Abraham Weintraub, segundo as quais universidades do Nordeste não deveriam ensinar temas como Ciências Sociais e Filosofia.

— Ele imagina que nós, nordestinos, não estejamos ou não sejamos de direito capazes de poder ter uma formação filosófica ou ter o direito de assentarmo-nos a um banco acadêmico para estudar Ciências Sociais, como eu próprio assim o fiz, ao lado do curso de Direito.

Na área da Saúde, classificou como “improvisação” o desenvolvimento do Programa Mais Médicos. Sobre a política externa, Veneziano disse que o governo Bolsonaro foi um “desastre completo”, quando demonstra uma incapacidade de aproximar o Brasil dos demais países, não se afastar deles. Quanto à segurança pública, o senador observou que mesmo com 72% da população se declarando pelo desarmamento, o governo atua para armar a população.

Pacto Federativo

Quanto ao Senado, o senador elogiou a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC 61/2015), que permite a transferência direta de recursos federais para estados e municípios, por meio de emendas parlamentares individuais ao Orçamento. Ele disse esperar a aprovação da matéria na Câmara dos Deputados.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)