Davi Alcolumbre diz que exonerações no Senado são processo natural em novas administrações

Da Redação | 26/03/2019, 22h24

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, afirmou nesta terça-feira (26) que as exonerações na Casa, publicadas pela manhã no Diário Oficial da União significam uma “oxigenação" da equipe. No total, foram mais de 150 exonerações, processo considerado pelo presidente como natural em uma nova administração.

— Nós estamos construindo no Senado uma nova administração. Naturalmente nós faremos a oxigenação da equipe, em uma relação natural de uma gestão. Nomeia-se e exonera-se todos os dias no Diário Oficial — afirmou.

Ele disse ter incumbido o vice-presidente da Casa, senador senador Antonio Anastasia (PSDB-MG), de apresentar uma proposta de reformulação do Regimento Interno do Senado e para estabelecer um novo modelo administrativo de gestão na Casa. Com isso, novas exonerações, e também nomeações, devem ocorrer.

— Em cada momento a imprensa e a sociedade brasileira serão informadas. A Mesa do Senado, sob a minha Presidência, vai escolher quadros qualificados para me ajudarem na gestão — afirmou Davi.

Emendas impositivas

O presidente do Senado também falou sobre a aprovação, na Câmara, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/2015 (número da Câmara), do deputado Hélio Leite (DEM-PA). O texto torna o Orçamento impositivo para as emendas de bancadas estaduais em até 1% da receita corrente líquida realizada no ano anterior. As emendas de bancada são as apresentadas por deputados e senadores de cada estado e têm como objeto ações específicas naquela unidade da Federação.

— Ter a possibilidade de apresentar junto o Orçamento da União recurso para construir uma escola, para fazer uma avenida, para construir um hospital ou uma creche é fundamental para o fortalecimento do exercício do mandato eletivo e para melhorar a vida das pessoas — afirmou.

Ele garantiu que a PEC terá seu “total e irrestrito apoio” e disse esperar que os  líderes partidários tenham civilidade para aprovar a matéria o mais rápido possível no Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)