Humberto Costa pede liberdade para Lula e acusa Lava Jato de causar prejuízos ao país

Da Redação | 20/03/2019, 19h37

O senador Humberto costa (PT-PE) pediu em Plenário, nesta quarta-feira (20), liberdade para o ex-presidente Lula, preso na Polícia Federal, em Curitiba, por corrupção e lavagem de dinheiro. O senador acusou a Operação Lava Jato de gerar grande perda econômica para o Brasil, e disse que a força-tarefa tem sido "desconstruída" pelas últimas notícias.

— Essa operação, que nasceu para combater a corrupção, cumprir um papel, terminou sendo desvirtuada por projetos personalistas cada vez mais evidentes. Ela completou agora cinco anos sob questionamentos jurídicos relativos a métodos medievais adotados, à subversão da lei, ao desrespeito à Constituição e à colocação de pessoas em condição superior ao próprio Estado de Direito — declarou o senador.

Humberto Costa afirmou ainda que a Operação Lava Jato surgiu para combater desvios que atingiriam R$ 50 bilhões na Petrobras, mas foi além dos limites, gerando uma perda econômica ainda maior que o montante dos desvios. Ele destacou que, segundo o Instituto de Estudos Estratégicos de Petróleo (Ineep), o prejuízo foi três vezes maior.

Para ele a Lava Jato desrespeitou o artigo 5º da Constituição, sobre os direitos e garantias individuais, além de infringir tratados internacionais, como a Declaração Universal dos Direitos Humanos e o Pacto de São José da Costa Rica. Segundo Humberto Costa, a operação foi criada por um "acordão", o que enseja uma investigação profunda.

— As evidências mostram claramente que o presidente Lula foi vítima de todo um processo persecutório. Quem não lembra do dia do PowerPoint, em que Lula foi colocado como o centro, o chefe de uma organização criminosa que atuava na Petrobras, o dia em que provas deram lugar a convicções? E assim ele foi condenado. Por qual razão? Por qual motivo? Para retirá-lo da disputa eleitoral em que ele despontava vitorioso na corrida presidencial em todos os cenários. Lula foi julgado, sentenciado e preso em velocidade espantosa — disse o senador.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)