Oficinas marcam encerramento da Semana de Valorização da Primeira Infância

Da Redação | 22/11/2018, 16h17

O terceiro e último dia da 11ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz trouxe uma programação com oficinas sobre a primeira infância, que ocorreram simultaneamente no Auditório Petrônio Portela e no Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento da Câmara dos Deputados (Cefor) nesta quarta-feira (22).

Os participantes do evento que começou nesta terça-feira (20),puderam também conhecer dados de violência contra crianças e adolescentes. As informações fornecidas foram o diferencial do encontro segundo Lisle Lucena, presidente da Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado.

— As pessoas que compareceram aos três dias do evento estão saindo muito mais informadas e felizes, o que nos deixou muito felizes também. O tema deste ano é muito importante, chamando a atenção de toda população, governantes e políticos para a necessidade de investir nas políticas da primeira infância.

No Auditório Petrônio Portela, no período da manhã, ocorreu a oficina “Cuidando e construindo laços para o futuro da criança”, que trouxe como objetivo dar aos participantes a oportunidade de conhecer os aspectos e a importância da construção de laços e apego para o futuro da criança.

— Tudo começa na primeira infância. Se queremos uma sociedade mais pacificada, tranquila e onde as pessoas tenham uma vida saudável, precisamos começar o trabalho com as pessoas em casa, com as relações familiares, pais e crianças e a relação conjugal — explicou Jaqueline Wendlland, professora titular de Psicopatologia da Universidade Paris Descartes.

Paz e primeira infância

O tema das palestras deste ano foi "A construção da paz pela primeira infância: parentalidade, proteção e promoção da criança". Pesquisadores e especialistas no tema buscaram sensibilizar os legisladores para que criem políticas públicas de proteção às crianças nos primeiros anos de formação. Para a senadora Fátima Bezerra (PT-RN), que foi relatora do Marco Legal da Primeira Infância, a solução para o desenvolvimento pleno das crianças é a educação.

— Setenta por cento das nossas crianças estão fora da creche, porque a maioria das famílias não tem condições para colocar as crianças em creches particulares. E o Estado brasileiro tem a obrigação de assegurar o acesso à escola, e o acesso deve começar pela creche.

Outras oficinas trataram sobre os vínculos seguros e o desenvolvimento da empatia; o desenvolvimento de habilidades socioemocionais na escola; a meditação transcendental e sua ação nas comunidades; as brincadeiras de ontem, de hoje e de sempre na construção da paz; o jogo cooperativo de contar histórias; a promoção das relações parentais positivas para o desenvolvimento de uma infância saudável; um novo olhar sobre o brincar; e o afeto como política pública.

O evento foi organizado pela Comissão de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado, em uma parceria da Casa com a Universidade Paris Descartes, o Laboratório de Psicopatologia e Processos de Saúde da França, a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Banco Mundial. A iniciativa teve ainda o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)