Semana de Valorização da Primeira Infância debate parentalidade

Da Redação | 16/11/2018, 17h02

A Construção da Paz pela Primeira Infância: parentalidade, proteção e promoção da criança é o tema da 11ª Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que começa nesta terça-feira (20). O objetivo é sensibilizar os legisladores a criar e aprovar projetos de lei que fomentem políticas públicas, estimulem o exercício da parentalidade e protejam efetivamente a criança e a gestante, promovendo a saúde física e mental da mãe e o desenvolvimento integral da criança.

O evento é organizado pela Comissão Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz do Senado, em parceria com a Universidade Paris Descartes, o Laboratório de Psicopatologia e Processos de Saúde da França, a Agência de Notícias dos Direitos da Infância (Andi), a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal e o Banco Mundial. A Semana tem o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Ao longo de três dias haverá conferências e painéis apresentados por 35 especialistas nacionais e internacionais, audiência pública, lançamento de livros e oficinas.

A semana estará voltada para legisladores, representantes dos Poderes Executivo e Judiciário, gestores públicos e privados das áreas de educação, saúde, desenvolvimento social e direitos humanos. Também atenderá professores e estudantes universitários de áreas afins, além profissionais de imprensa, membros de organizações não governamentais e instituições da sociedade civil.

Os interessados podem fazer inscrição para as conferências e oficinas pela internet. (acesse aqui).

Especialistas internacionais

O evento trará especialistas internacionais como o neurologista e psiquiatra Boris Cyrulnik, da França, laureado com os prêmios Jean Bernard da Academia de Medicina (2003) e Renaudot Ensaio (2011); a psicóloga Jaqueline Wendland, membro do grupo internacional de experts em Saúde e Desenvolvimento da Mãe, em Paris; e Joshua Sparrow, psiquiatra norte-americano, que atua na Força-tarefa contra a Pobreza Infantil, da Associação Americana de Pediatria e do American Indian/Alaskan Native Head Start Collaborative Advisory Council.

O médico Vital Didonet, especialista em educação infantil do Distrito Federal, que coordenou o processo social do Marco Legal da Primeira Infância, dará uma visão geral do evento na terça-feira (20), logo após a abertura.

Audiência e oficinas

Na quarta-feira (21), às 10h, haverá audiência pública conjunta das comissões de Educação, Cultura e Esporte (CE) e de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), com o tema Educar para a Paz: Experiências Internacionais e Brasileiras. À tarde, está previsto o lançamento de livros dos conferencistas na Biblioteca Luiz Viana Filho.

A quinta-feira (22) será dedicada à realização de nove oficinas, pela manhã e à tarde, sobre diversos temas vinculados ao desenvolvimento infantil.

Confira a programação completa na página da Comissão da Semana de Valorização da Primeira Infância na internet.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)