Lasier Martins manifesta apoio à liberação de saques do PIS/Pasep

Da Redação e Da Rádio Senado | 18/04/2018, 15h29

O senador Lasier Martins (PSD-RS) manifestou nesta quarta-feira (18), em Plenário, apoio à Medida Provisória (MPV) 813/2017, que permitiu o saque, pelos trabalhadores com mais de 60 anos, dos valores depositados nas contas do PIS/Pasep. Para ele, a medida injetará mais dinheiro na economia, a exemplo do que ocorreu no ano passado com o saque das contas inativas do FGTS.

O senador, que foi relator da matéria na comissão mista que a analisou, defendeu a liberação de saques a todos os titulares de contas individuais até o dia 29 de junho deste ano. Após essa data, disse Lasier, o saque só poderia ser feito em casos específicos, como os já previstos. Foram incluídos na lista, continuou o senador, os titulares do Benefício de Prestação Continuada — idosos e pessoas com deficiência física que comprovem não ter meios para a própria manutenção.

— Como relator da medida provisória, propus que esses saques possam ser feitos também por pessoas de qualquer idade. Ao menos são R$ 15 bilhões injetados na economia. É uma maneira também de transmitir um quadro mais favorável a esse crescimento que está se propalando e é referido hoje, através desse relatório do FMI — disse Lasier, referindo-se a relatório recente do Fundo Monetário Internacional, segundo o qual a economia crescer neste ano 2,3%.

Aprovado pela comissão mista no dia 11 de abril, a MP 813 já foi encaminhada para a votação na Câmara dos Deputados e de lá seguirá ao Plenário do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)