Desmatamento zero é tema de audiência da CDH na terça-feira

Da Redação | 09/04/2018, 08h05 - ATUALIZADO EM 10/04/2018, 14h06

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) deve discutir na terça-feira (10) o desmatamento zero como um meio para garantir o futuro socioambiental e econômico do Brasil. A audiência pública interativa está marcada para as 9h30. O debate foi solicitado pelo senador João Capiberibe (PSB-AP).

Acabar com o desmatamento é tema da Sugestão Legislativa (SUG) 6/2015, que institui o Desmatamento Zero no país e dispõe sobre a proteção de florestas nativas. A sugestão, endossada pelo Greenpeace e outras entidades em defesa do meio ambiente,  teve o apoio de mais de 1,4 milhão de pessoas e é relatada por Capiberibe na CDH. Se aprovada pelos senadores, pode virar projeto de lei.

De acordo com Capiberibe, cumprir as leis vigentes, como o Código Florestal, não é suficiente. Ele alega que o desmatamento, particularmente na Amazônia, continua a ser uma das principais fontes de emissão de gases do efeito estufa do país. A continuação da derrubada de florestas, disse o senador, pode colocar em risco a produção agropecuária, além DE afetar a geração de energia hidroelétrica e o abastecimento de água rural e urbano.

Foram convidados para a audiência representantes do Greenpeace, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia, do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, do Observatório do Clima  e do Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso do Solo no Brasil.

COMO ACOMPANHAR E PARTICIPAR

Participe:
http://bit.ly/audienciainterativa
Portal e-Cidadania:
www.senado.gov.br/ecidadania
Alô Senado (0800-612211)

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)