Parlamentares que participam do Fórum Mundial da Água visitam o Congresso Nacional

Da Redação | 20/03/2018, 21h00

Parlamentares de 20 países, que participaram do 8º Fórum Mundial da Água, em Brasília, visitaram o Congresso Nacional nesta terça-feira (20). Conduzida pelo senador Jorge Viana (PT-AC), a comitiva conheceu os Plenários do Senado e da Câmara logo depois da assinatura do manifesto parlamentar em favor do reconhecimento da água como um direito fundamental, a ser incluído em todas as Constituições.

Um dos participantes da conferência internacional sobre a água, representante do Parlamento Europeu, o deputado português José Inácio Faria elogiou a iniciativa do Senado pela organização do evento.

— É louvável conseguir juntar à mesma mesa decisões políticas e do judiciário, além da participação de representantes da sociedade civil organizada. É um movimento extraordinário em que o Brasil tomou a dianteira. É a primeira vez que o Fórum Mundial da Água se realiza no Hemisfério Sul, e é aqui onde, neste momento, se debate mais a questão da água — disse.

Osvalda Joana, da Suprema Corte de Moçambique, também aprovou a experiência, que aproximou o Parlamento e o Judiciário. Ela afirmou que houve um avanço nas discussões sobre a água.

— Houve acordo sobre como prosseguir a partir deste momento com a Declaração de Brasília. A próxima legislação que vai surgir levará em conta essa situação. Portanto, é uma experiência que nós adquirimos como moçambicanos, pois nos deparamos com sérios problemas na gestão da água, no acesso à água potável e na qualidade dessa água — explicou.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)