Para representante dos delegados da PF, integração da segurança deve respeitar espaço de cada órgão

Da Redação | 06/03/2018, 16h20

Na sessão temática do Senado desta terça-feira (6) para debater a segurança pública, o presidente da Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), Edvandir Félix de Paiva, destacou que uma ação federal conjunta dos órgãos de segurança é positiva, desde que cada um tenha o seu lugar bem delimitado.

— A coordenação entre polícias é uma necessidade, mas isso significa cada um dos órgãos exercer as suas atribuições coordenadamente. Não significa sobreposição de atribuições nem canibalização de competências. Se não houver essa segurança, não haverá confiança para o sucesso do trabalho.

Paiva cobrou do recém-criado Ministério da Segurança Pública um planejamento de longo prazo para o setor, que envolva, além das polícias, também o Judiciário, o Ministério Público e o sistema penitenciário.

O presidente da ADPF alertou que as organizações policiais, inclusive a Polícia Federal, estão “sucateadas” na sua estrutura, sem recursos ou pessoal suficientes para desenvolverem à plenitude o seu trabalho. Ele afirmou que um aprimoramento do “arroz com feijão”, antes mesmo de iniciativas mais ambiciosas, já poderia contribuir para resolver parte dos problemas atuais na segurança pública.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)