Governança é o principal desafio para integrar a segurança pública, diz especialista

Da Redação | 06/03/2018, 16h30

Durante a sessão temática sobre segurança pública, realizada nesta terça-feira (6) em Plenário, o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), Renato Sérgio Lima, apontou a governança como o grande desafio da segurança pública no Brasil. Para ele, na discussão de um sistema integrado de segurança pública, é preciso pensar em como coordenar as ações e esforços de todos os envolvidos, não só das polícias.

— O Parlamento brasileiro tem discutido bastante, mas tem evitado pensar como racionalizar, tocar em carreiras, em fluxo do sistema, em como a gente engaja o Ministério Público no controle externo da atividade policial — afirmou o presidente do FBSP, que apontou a transparência como força de transformação das instituições.

Lima também afirmou que a violência que preocupa o Brasil não vem só do crime organizado, mas se mostra como uma marca da sociedade, que a utiliza como  linguagem cotidiana. Como exemplo, mencionou os 50 mil casos de estupro notificados por ano no Brasil.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)