Temer retira recursos do combate à violência contra a mulher, diz Vanessa Grazziotin

Da Redação e Da Rádio Senado | 06/12/2017, 15h23

A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) cobrou do governo federal a ampliação de políticas públicas de proteção social à população mais vulnerável. Ela apresentou nesta quarta-feira (6) em Plenário dados segundo os quais a violência contra as mulheres está em crescimento, ao mesmo tempo que a gestão do presidente da República, Michel Temer, reduz o dinheiro para esses programas.

De acordo com a senadora, entre 2003 e 2013 o número de vítimas fatais do sexo feminino passou de mais de 3,9 mil para mais de 4,7 mil. Os números são do Mapa da Violência de 2015.

— O governo de Temer, que tanto dinheiro tem para liberar para parlamentares que votam a favor das suas propostas antipopulares, desativa programas de proteção à mulher. Como demonstram os vetos orçamentários os quais descontinuaram, por exemplo, a construção das Casas da Mulher Brasileira.

Reitor da UFMG

A senadora também se solidarizou com o reitor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Jaime Arturo Ramirez, que junto a outros professores, foi conduzido de forma coercitiva pela Polícia Federal nesta manhã. Eles foram depor na investigação de um suposto desvio de R$ 4 milhões na construção do Memorial da Anistia Política.

Vanessa Grazziotin disse que "toda investigação é bem-vinda", mas não justificam abusos. Ela afirmou que nenhum dos professores tinha conhecimento do processo e nem tinha sido intimado a depor.

— Não bastasse já o que aconteceu com o professor Luiz Carlos Cancellier, reitor da Universidade Federal de Santa Catarina, que se suicidou depois de tudo que sofreu. O que fizeram com Luiz Carlos Cancellier agora estão repetindo com dirigentes da Universidade Federal de Minas Gerais — declarou Vanessa Grazziotin.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)