Fernando Bezerra diz que reforma trabalhista vai gerar empregos e aumentar média salarial

Da Redação e Da Rádio Senado | 03/05/2017, 17h11

O senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE) afirmou nesta quarta-feira (3) que a reforma trabalhista é o único meio para a retomada do investimento e do emprego. Ele mencionou estatísticas sobre o aumento no número de desempregados, situação que prejudica especialmente as populações mais vulneráveis no Norte e no Nordeste. Ele também criticou o excesso de ações na Justiça trabalhista: 4 milhões de processos, ou 4,5% da força de trabalho.

O senador disse que o atraso na legislação faz com que a abertura de postos de trabalho se torne cara e arriscada, principalmente para as pequenas empresas, e a elevada informalidade deixa milhões de trabalhadores sem direito algum.

Segundo Fernando Bezerra Coelho, a modernização da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) é indispensável para reconhecer as modalidades alternativas de trabalho do século 21 e gerar novos empregos. A proposta do governo Temer tramita na Senado como PLC 38/2017.

O senador também mencionou estudo do economista Alexandre Rands sobre a reforma trabalhista, segundo o qual a nova legislação poderá reduzir de imediato em até 10% o índice de desemprego, além de elevar a média de salários em um prazo de cinco anos. Em sua opinião, o assunto deve ser discutido com "equilíbrio e serenidade" pelos parlamentares, mas sem perder a coragem.

— A razão de ser deste governo é superar a grave crise econômica em que o país mergulhou, e não temos outro caminho senão perseverar pela aprovação das reformas que poderá nos conduzir à retomada do investimento e do emprego.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)