Sindicalistas alertam para o desmonte de políticas públicas

Da Redação | 18/10/2016, 15h57

Sindicalistas e parlamentares defenderam as empresas públicas frente às propostas de privatização e o fim de contratações por parte do governo federal, durante audiência pública da Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), realizada nesta terça-feira (18).

Os convidados alertaram para o possível desmonte dos bancos públicos e privatizações da Petrobras, dos Correios, da Infraero e de empresas do setor elétrico, o que para eles ocasionaria aumento do desemprego e piora nos serviços públicos.

O presidente da Federação das Associações dos Empregados da Caixa Econômica Federal, Jair Ferreira, criticou a proposta de fusão entre o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal. Segundo ele, a fusão prejudicaria o atendimento dos programas sociais e o desenvolvimento das pequenas empresas.

— O que estamos vendo hoje é um desmonte das políticas públicas. Quando defendemos essas empresas é porque sabemos o que elas representam para a sociedade brasileira e para o trabalhador. Mas quem defende o trabalhador, o emprego?  Se não tiver emprego para a sociedade e desenvolvimento econômico, a tendência é o encolhimento e o empobrecimento. E não é esse o papel do Estado e das empresas públicas — criticou.

O presidente da CDH, senador Paulo Paim (PT-RS) se diz alarmado com os constantes ataques à classe trabalhadora.

— Estou aqui há 30 anos, fui constituinte e nunca vi tanta covardia contra a nossa gente. Só para exemplificar, aqui no Congresso temos o projeto de regulamentação do trabalho escravo, da terceirização e do negociado sobre o legislado, além da PEC 241 e das propostas de reformas previdenciária e trabalhista. O povo brasileiro precisa acordar para essa triste realidade — ressaltou.

Campanha

Durante a audiência foi lançada a campanha “Se é público é para todos” em defesa das empresas e serviços públicos. Maria Rita Serrano, coordenadora do Comitê Nacional em Defesa das Empresas Públicas, afirmou que “as empresas públicas servem à sociedade de modo geral, mas atendem principalmente as camadas da população que precisam de políticas públicas, que precisam do Estado”.

A iniciativa foi elogiada por parlamentares, sindicalistas, intelectuais e servidores presentes no debate. A deputada Erika Kokay (PT-DF) participou do debate e exaltou a campanha.

— Se é público é para todos. E este Brasil tem que ser para todos e não apenas para aqueles que sempre se locupletaram da riqueza desta nação em detrimento do povo brasileiro.

Da assessoria de imprensa do senador Paulo Paim

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)