Autoridades e ativistas serão convidados para apresentação de relatório final da CPI do Assassinato de Jovens

Da Redação | 12/04/2016, 11h48

A CPI do Assassinato de Jovens aprovou nesta terça-feira (12) requerimento do relator, Lindbergh Farias (PT-RJ), que convida integrantes de movimentos sociais e autoridades ligadas ao governo e ao Ministério Público para acompanharem a apresentação do relatório final. A reunião está marcada para o dia 26 de abril, segundo informou a presidente da CPI, Lídice da Mata (PSB-BA).

Foram convidados Rodrigo Janot, procurador-geral da República; Eugênio Aragão, ministro da Justiça; Nilma Gomes, ministra das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos; o jornalista Caco Barcellos; o rapper Emicida; a escritora Sueli Carneiro, diretora do Geledés (Instituto da Mulher Negra); além de conselheiros do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e o ex-Secretário Nacional de Segurança Pública, Luiz Eduardo Soares, entre outros.

O objetivo de Lindbergh com o lançamento público do relatório é incrementar o trabalho da CPI, segundo apontou na justificativa do requerimento para os convites. "O prazo previsto não se consubstanciou suficiente para as ações necessárias ao bom termo dos trabalhos. Para enfrentamento dessa questão, o Senado pode contribuir chamando à discussão especialistas, pesquisadores, familiares de vítimas, permitindo o fechamento do relatório", afirmou.

Também foram chamados a acompanhar a apresentação deste relatório final representantes da Anistia Internacional, do movimento Mães de Maio (de jovens assassinados por forças policiais) e de diversos Conselhos Nacionais ligados ao tema. "O Brasil é um dos países campeões nos homicídios de jovens, recordista no mapa mundial da violência. Tal situação é inconcebível", adicionou o texto do requerimento.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)