Preconceito contra crianças ciganas será debatido pela Comissão de Direitos Humanos

Da Redação | 30/03/2016, 13h41

A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou nesta quarta-feira (30) a realização de duas audiências públicas. A primeira para debater a situação das crianças ciganas.

O senador Telmário Mota (PDT-RR), autor da requerimento para o debate, salientou que a população cigana sofre com o preconceito e o problema precisa ser enfrentado.

Ele lembra que, em seminário realizado no Senado em dezembro de 2015, no âmbito da campanha Sou Cigano! Sou Brasileiro! Não sou Trapaceiro!, foi tocante o depoimento de um pai que manifestou o sofrimento de sua filha ao ser discriminada diariamente.

Hemofilia

O outro requerimento aprovado partiu do senador Paulo Paim (PT-RS) e é para realização de audiência sobre os avanços obtidos no tratamento dos hemofílicos.

O senador informou que atendeu uma reivindicação da Federação Brasileira de Hemofilia, que participou na legislatura passada de uma audiência sobre o assunto.

Na ocasião, tivemos grandes avanços e agora a entidade mostra-se preocupada com possíveis retrocessos — afirmou Paim.

A hemofilia é um distúrbio genético e hereditário que afeta a coagulação do sangue.

Roraima

A CDH aprovou também uma viagem dos senadores a Boa Vista (RR), no dia 4 de abril, para ouvir trabalhadores rurais e autoridades envolvidas num conflito de terra na região.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)