Jorge Viana destaca manifestações contra o impeachment de Dilma e elogia novo ministro da Justiça

Da Redação e Da Rádio Senado | 22/03/2016, 15h10

O senador Jorge Viana (PT-AC) disse em Plenário ter ficado surpreso com o número de pessoas que saíram às ruas, no dia 18 de março, em manifesto pela democracia e contra o impeachment da presidente da República, Dilma Rousseff. Segundo ele, até mesmo descontentes com o governo foram às manifestações, porque não aceitam que o autoritarismo volte ao país.

Jorge Viana aproveitou para cobrar no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) alguma medida contra o juiz federal Itagiba Catta Preta Neto, que, liminarmente, suspendeu a nomeação do ex-presidente Lula como ministro chefe da Casa Civil da Presidência da República. Segundo notícias veiculadas pela imprensa, o juiz, antes de decidir, havia se manifestado contra o atual governo e a favor do afastamento de Dilma Rousseff.

E isso, alertou o senador, retira a imparcialidade do magistrado, gera mais conflitos na sociedade e pode levar o país a trilhar caminhos perigosos rumo à arbitrariedade.

Jorge Viana também elogiou o ministro da Justiça, Eugênio Aragão, que afirmou que afastará quem usar o cargo para vazar informações sigilosas. E criticou a tentativa da oposição de aditar a petição que pede o impeachment de Dilma Rousseff, para inserir nos autos o teor da delação premiada do senador Delcídio do Amaral, de Mato Grosso do Sul, que faz acusações à presidente.

— Então não valem os argumento iniciais? Isso é uma macaquice política que desrespeita a Constituição e não se sustenta e vai ficar na página mais triste da história deste país. Que vai se somar a outros capítulos tristes desta história — afirmou Jorge Viana.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)