Renan convoca líderes para definir votação da redução da maioridade penal

Da Redação e Da Rádio Senado | 02/07/2015, 16h55

O presidente do Senado, Renan Calheiros, declarou, na quarta-feira (1º), que será dos líderes a decisão sobre o debate a respeito da redução da maioridade penal. O Plenário está pronto para votar um projeto do senador José Serra (PSDB-SP), relatado pelo senador José Pimentel (PT-CE). O PLS 333/2015 modifica o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para expandir o regime socioeducativo para jovens infratores. O projeto aumenta de três para oito anos o período de internação dos menores que tenham cometido crimes hediondos.

Mas o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP) pediu a votação de um requerimento para que o Plenário desarquive uma Proposta de Emenda à Constituição de autoria dele que reduz a maioridade penal de 18 para 16 anos nos casos de crimes hediondos e com o aval de um promotor e juiz especializados na Vara da Infância e Juventude.

Diante da falta de consenso, Renan Calheiros não descarta criar uma comissão para debater o tema.

— Temos vários requerimentos propondo a criação de comissões especiais. Na próxima semana, vamos conversar com os líderes e definitivamente adotar um procedimento para a tramitação dessa matéria que é muito importante, afirmou.

O senador Lindbergh Farias (PT-RJ) acredita que a comissão especial encontrará uma solução que não seja a redução da maioridade penal.

— O Senado é uma Casa mais equilibrada, tem a visão de que o caminho não deve ser a redução da maioridade penal e que dá para melhorar alguns instrumentos do ECA. A criação dessa comissão fortalece esse espírito de o Senado ser uma Casa mais ponderada e não deve reduzir a maioridade penal. Mas pode propor mudanças pontuais no Estatuto da Criança e do Adolescente, disse.

Já o senador Jader Barbalho (PMDB-PA) apresentou um requerimento, e foi criado um outro colegiado, uma Comissão Temporária destinada a avaliar o cumprimento do Estatuto da Criança e do Adolescente nos estados e municípios.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)