Heloísa: se houve mesmo corrupção no governo, Lula tinha conhecimento

Da Redação | 17/06/2005, 00h00

Em discurso nesta sexta-feira (17), a senadora Heloísa Helena (PSOL-AL) disse considerar que, se houve mesmo corrupção no governo, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tinha pleno conhecimento do fato: "não acredito que José Dirceu ou Delúbio Soares (tesoureiro do PT) tenham dado um passo sequer sem a concordância e a autorização expressa do presidente Lula".

- Ou são todos inocentes, ou são todos culpados - sentenciou.

Para Heloísa, é impossível imaginar que o presidente Lula seja um fraco, "um pau mandado", e que ele tenha sido iludido por integrantes do governo. A senadora  reconhece no presidente a maior liderança popular da América Latina e disse não acreditar que uma figura de tal porte possa ter sido enganada tão facilmente.

Heloísa manifestou inteira confiança na comissão parlamentar mista de inquérito que vai investigar denúncias de corrupção nos Correios. Segundo ela, a CPI conseguirá aprofundar as investigações e expor todos os culpados de corrupção no governo, "apesar de ser chapa branca", com maioria, presidente e relator provenientes da base do governo.

- A opinião pública será capaz de pressionar o Congresso, exigindo averiguações para expor os delinqüentes de luxo que trabalham pelo enfraquecimento do PT, como já trabalharam pela debilitação de outros governos, pois é de governos débeis que extraem os gordos lucros que lhes interessam - comentou.

Segundo a senadora, o afastamento de José Dirceu do governo foi uma "manobra inteligente" para abafar a crise. Ela disse ter dúvidas, no entanto, se a medida será suficiente para debelar as dificuldades de forma consistente.

- Resta saber se a população se deixará enganar por medidas paliativas ou sórdidas ou se pressionará por amplas investigações, no bojo da CPMI ou no âmbito da Polícia Federal, até descobrir todos os culpados e exigir sua punição exemplar - concluiu Heloísa Helena.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

MAIS NOTÍCIAS SOBRE: