Profissão se moderniza sem perder importância

Da Redação | 08/10/2013, 00h00

Janaína Araújo e Pedro Pincer

A importância dos vaqueiros e peões de boiadeiro para a economia nacional fica evidente na análise dos números dos rebanhos brasileiros (veja quadro). São esses personagens os principais responsáveis pelo manejo direto dos animais, que fazem do Brasil o líder mundial em exportações de carne bovina, segundo o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, conforme informa o volume 38, de 2010, da pesquisa Produção da Pecuária Municipal, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A participação da agropecuária em 2010 no produto interno bruno (PIB) do Brasil foi de 5,8%, movimentando R$ 180 bilhões na economia nacional. O país exportou cerca de 17% da carne bovina e 26% da carne de frango produzidas em 2010 e é o quarto maior exportador mundial de carne suína. O documento do IBGE também revela que, segundo dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), o Brasil é o segundo maior produtor mundial de carne bovina (atrás somente dos Estados Unidos), o terceiro produtor de carne de frango, o quinto produtor de carne de porco e tem a sexta maior produção de leite de vaca.

Um novo panorama na discussão da regulamentação da profissão de vaqueiro é ainda despertado na análise feita pelo consultor legislativo do Senado Humberto Formiga. Referindo-se ao universo nordestino, Formiga afirmou que, hoje, a figura tradicional do vaqueiro está descaracterizada devido à evolução dos mecanismos de condução dos rebanhos e a uma nova configuração latifundiária, com a subdivisão das propriedades rurais. Segundo ele, a realidade do sertão é hoje de homens motorizados tangendo rebanhos, que são criados em pequenas propriedades.

— A figura do boi fujão sendo dominada pelo vaqueiro típico atualmente cedeu lugar a administradores de rebanhos que usam as motos em pequenas extensões de terra. Essa configuração moderna, no entanto, não deixa de nos remeter aos trabalhadores, que precisam de regulamentação e regras claras para suas atividades — observou o consultor.

Brasil no campo

Líder mundial em exportações de carnes bovina e de frango

Segundo maior produtor de carne bovina

Terceiro maior produtor de carne de frango

Quarto maior exportador de carne de porco

Quinto maior produtor de carne de porco

Sexto maior produtor de leite de vaca

Agropecuária responde por 5,8% do PIB brasileiro, contra 26,8% da indústria e 67,4% dos serviços

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)