Cidadania dedica atenção especial ao assunto

Da Redação | 12/04/2011, 00h00

Ao longo dos sete anos de existência da seção Especial Cidadania, o Jornal do Senado tem dedicado especial atenção aos temas relacionados aos direitos das pessoas com deficiência (PcD). A primeira reportagem foi em outubro de 2003, quando o projeto que institui o até então denominado Estatuto do Portador de Deficiência (a Convenção da ONU mudou para pessoa com deficiência), apresentado pelo senador Paulo Paim (PT-RS) no início daquele ano, começava a ser discutido.

A quarta edição do Cidadania apresentou, inclusive, um resumo da legislação vigente à época, que poderá ser comparada com o levantamento realizado pela especialista do Senado, Cleide Lemos. Várias outras edições mostraram questões relativas aos direitos das PcD e suas discussões no Senado (veja Saiba Mais).

Não é por outra razão que o Cidadania volta ao tema na presente edição, a primeira da atual legislatura, quando os senadores retomam os debates sobre esses direitos, como o projeto específico para os autistas, aposentadoria especial para deficientes e o pleito das entidades das PcD para revisar o texto do estatuto que tramita na Câmara. Para mostrar o interesse dos leitores nessa área, a matéria sobre a reivindicação das entidades que representam os autistas foi uma das mais acessadas em 2010, na versão eletrônica do Jornal do Senado.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)