Site do Ministério da Justiça colhe relato do consumidor

Da Redação | 07/12/2009, 00h00

Os Procons de todo o país recebem reclamações dos consumidores em relação ao atendimento nos call centers e as repassam ao Sistema Nacional de Defesa do Consumidor. Em agosto, começou a funcionar mais uma opção para avaliar a qualidade dos SACs: um novo espaço no site do Ministério da Justiça denominado "SAC ¿ Como foi o seu atendimento?".


Na página, o consumidor poderá dizer se o atendimento foi adequado, se o atendente resolveu as pendências e se o tempo de espera foi respeitado, entre outros itens. É obrigatório que o internauta registre seu nome, CPF e número do serviço para o qual ligou. 

Segundo a secretária de Direito Econômico do ministério, Mariana Tavares, "o serviço funciona como um termômetro, mais um instrumento de monitoramento dos SACs". As informações do consumidor podem ser utilizadas para ações de fiscalização e outras medidas, como a formulação de políticas públicas sobre o assunto.

"Não irá funcionar como um Procon. Ele será um espaço para que possamos ter uma melhor compreensão do que funciona e do que precisa ser feito", explica. Ela ressalta que o novo canal é uma forma de incentivar as empresas a terem uma conduta razoável.

Se o consumidor quiser apresentar uma reclamação para solução individual do seu problema poderá procurar diretamente um dos órgãos, os Procons, as defensorias públicas, o Ministério Público e entidades civis de defesa do consumidor.

O site recebe relatos sobre atendimentos de empresas dos seguintes segmentos:

- banco comercial
- cartão de crédito
- telefonia celular
- televisão por assinatura
- telefonia fixa
- energia elétrica
- financeiras
- plano de saúde
- seguradoras
- transporte aéreo
- transporte terrestre.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)