Campanha por maior representação feminina coleta assinaturas em Manaus

Da Redação | 10/03/2015, 11h00

 

No último fim de semana, a coalização de senadores e deputados federais que defendem projeto de lei de iniciativa popular por eleições mais democráticas coletou centenas de assinaturas em Manaus, em parceria com eventos relacionados ao Dia Internacional da Mulher.

 

No centro da capital amazonense, a mobilização pelas assinaturas, comandada pela senadora Vanessa Grazziotin, teve o apoio da União Brasileira de Mulheres (UBM).

 

Segundo Vanessa, o projeto de iniciativa popular defende, além de temas mais gerais da reforma política, como a proibição das doações de empresas a campanhas políticas, paridade de gênero na lista preordenada de candidatos, o que favoreceria maior participação das mulheres nas três esferas do Legislativo.

 

— Apesar de as mulheres serem 52% do eleitorado de nosso país, estamos em apenas 10% dos assentos nos Parlamentos municipais, estaduais e no federal — afirmou.

 

De acordo com o projeto, pelo menos 30% dos assentos nas câmaras de vereadores, assembleias legislativas e no Congresso Nacional serão ocupados por mulheres.

 

Maria Célia, trabalhadora do Polo Industrial da Zona Franca de Manaus (ZFM), disse que só com representantes femininas as mulheres poderão ter leis mais condizentes com as necessidades delas.

 

A coleta de assinaturas segue nas próximas semanas em Manaus e em outras cidades do país. Em cada estado, a campanha é coordenada pelos deputados federais e senadores que representam a unidade da Federação

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)