As pessoas com deficiência vão ter acesso, até final de agosto, a mais um instrumento importante para ajudá-las a obter emprego. O governo vai lançar um sistema intitulado Banco de Talentos, alojado na página da Subsecretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Corde). ¿O cidadão pode se cadastrar direto no site, seguindo explicações passo a passo. É bem fácil¿, afirmou o coordenador-geral da Corde, Antônio José Ferreira, em entrevista ao Jornal do Senado.


O outro caminho é procurar o Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Ministério do Trabalho, a área responsável dentro das secretarias estaduais ou ainda as entidades civis que atuam na empregabilidade de pessoas com deficiência. ¿Eles também podem acionar o sistema da Corde¿, informou Ferreira.

As empresas e os órgãos públicos que necessitam terceirizados, principalmente os que precisam cumprir a lei de cotas (Lei 8.213/91), registram as vagas oferecidas a deficientes, geralmente pelo Sine, pelo departamento estadual competente e por algumas prefeituras de capitais que possuem bancos de empregos. Essas informações serão registradas no Banco de Talentos, que fará essa intermediação com muita rapidez.

A meta, segundo Ferreira, é informar ao cidadão, assim que ele concluir o preenchimento da ficha cadastral virtual, a vaga existente na cidade onde mora. Assim que o empregador formaliza a contratação, continua o coordenador da Corde, essa informação entra no sistema, que imediatamente faz a baixa da vaga.

O projeto, que vem sendo desenvolvido há um ano em parceria com a Sorri-Brasil, entidade de apoio a pessoas com deficiência que surgiu em 1976 em Bauru, no interior paulista, deve iniciar com uma experiência piloto na próxima semana em seis capitais, sendo pelo menos uma em cada região do país. Ferreira lembrou que a Corde abriu esse ano linhas de financiamento para apoiar ONGs voltadas para capacitação de pessoas com deficiência. As entidades podem obter informações para apresentar seus projetos na página da subsecretaria.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin