Outras fontes de informação pública estão disponíveis

Da Redação | 19/11/2013, 00h00

Valéria Castanho

 

O e-Cidadania oferece também ferramentas que vão além das atividades legislativas, porque abrem um leque de oportunidades de informação e canais de fiscalização, denúncia, sugestão e reclamação:
Orçamento Fácil: uma forma simples de conhecer aspectos básicos do orçamento público e a importância dele para a sociedade, por meio de textos e vídeos educativos elaborados por equipes de Orçamento e Comunicação do Senado.

 

Siga Brasil: uma série de informações sobre orçamento público. Qualquer cidadão pode usar essa ferramenta de consulta para fiscalizar, por exemplo, os gastos do governo e dos políticos.

 

Geosiga: por meio de mapas, o link possibilita fazer consulta a transferências de recursos federais a estados e municípios, para saber os recursos que estão sendo aplicados em regiões de interesse.

 

Dados Abertos Legislativos: possibilita acesso rápido e eficiente a vários tipos de informações sobre processo legislativo, projetos, comissões, Plenário, composições, ­parlamentares e textos legislativos em formato compatível para uso de ­qualquer tecnologia.

 

Material educativo (ILB):  no link “Educação”, do e-Cidadania, o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) oferece cursos abertos e vídeos educativos sobre assuntos diversos. A biblioteca digital, no mesmo link, permite acesso a mais de 173 mil documentos e também a publicações do Senado.

 

Portal da Copa: neste link, o cidadão pode acompanhar os gastos com a Copa do Mundo de 2014.

 

Criado em parceria com a Câmara e o Tribunal de Contas da União (TCU), o portal traz a lei e decretos da Copa, decisões e normas do TCU, resoluções do Senado e da Câmara.

 

Portal Transparência e Controle Social: informações sobre gastos do Senado, medidas de economia e transparência dos gastos da Casa com pessoal, viagens e subsídios de senadores e investimentos feitos internamente, entre outros gastos. É possível solicitar dados sobre funcionários da Casa, mediante o preenchimento de formulário.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)