COMA FRUTAS E VERDURAS - São alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, nutrientes indispensáveis para um cardápio saudável. 

NÃO ABANDONE O "ARROZ COM FEIJÃO" - Os dois se complementam, principalmente com relação às proteínas. O prato tem sido substituído por refeições do tipo fast-food, que contêm altos níveis de gordura e poucos nutrientes. 

EVITE GORDURAS E FRITURAS - O excesso de gorduras é uma das principais causas de obesidade, doenças cardiovasculares, hipertensão e diabetes.

REALIZE AO MENOS TRÊS REFEIÇÕES PRINCIPAIS E UM LANCHE POR DIA
- Isso evita longos períodos em jejum. É melhor comer mais vezes por dia, mas em menores quantidades. Quem fica muitas horas sem se alimentar acaba sentindo bastante fome e comendo exageradamente. 

COMA COM CALMA - Quando a pessoa come com pressa, não dá ao organismo o tempo necessário para que se sinta satisfeito e, por isso, come mais. 

NÃO COMA DIANTE DA TV - Ao comer e assistir à televisão ao mesmo tempo, perde-se a noção da quantidade de alimentos que está sendo consumida. Além disso, ver propagandas de alimentos desperta ainda mais o apetite e, conseqüentemente, a gula. 

EVITE DOCES E ALIMENTOS CALÓRICOS
- É importante observar não só a quantidade, mas também a qualidade dos alimentos, pois muitos deles são chamados de "calorias vazias", ou seja, pobres em nutrientes e ricos em calorias e gorduras. 

BEBA BASTANTE ÁGUA - A água corresponde a cerca de 70% do peso corporal da pessoa. É vital para o bom funcionamento de todo o organismo, especialmente dos rins, do intestino e do sistema circulatório. Recomenda-se a ingestão de oito copos de água por dia. 

PRATIQUE ATIVIDADES FÍSICAS - O hábito de fazer exercícios favorece a manutenção do peso, além de ser fundamental para o controle e prevenção de problemas cardíacos, diabetes, entre outros. Diminui ainda a ansiedade e o estresse. Cada pesoa deve procurar uma atividade que lhe agrade e buscar a orientação de um profissional de saúde.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin