Tratamento pode ser feito na rede pública de saúde

Da Redação | 21/03/2005, 00h00

A melhor forma de se conseguir um peso ideal é adquirir novo estilo de vida, combatendo o sedentarismo com exercícios e alimentando-se de maneira saudável. 

O tratamento para combater o sobrepeso e a obesidade pode ser feito pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que oferece orientação associando exercícios físicos e reeducação alimentar. Quando o paciente sofre de obesidade mórbida (IMC acima de 35) e corre risco de morte, é indicada a cirurgia de redução de estômago, que também é oferecida pelo SUS. O processo para indicação cirúrgica, no entanto, está sendo revisto. A assessoria do Ministério da Saúde informou que o programa vai ser reformulado, já que muitas pessoas que passam pela cirurgia não se adaptam ao novo estilo de vida. 

O uso de medicamentos para tratamento da obesidade é condenado pelas autoridades médicas, e só é recomendado em casos especiais. A maioria desses remédios são redutores de apetite associados a antidepressivos e diuréticos. Além da dependência, esses medicamentos podem causar efeitos colaterais como ansiedade, irritação, insônia, entre outros males. E em muitos casos, a suspensão de remédios leva a pessoa a ganhar mais quilos do que tinha antes de iniciar o tratamento. 

O Ministério da Saúde oferece também treinamento aos profissionais de saúde com o objetivo de combater o problema. Para saber sobre locais de tratamento, ligue para o Disque Saúde ou procure a secretaria de Saúde do seu município.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)