A cada ano, ocorrem 60 mil novos casos de câncer de próstata

Da Redação | 12/11/2013, 00h00

André Falcão

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino, que produz e armazena parte do sêmen, líquido que envolve os espermatozoides e é liberado no ato sexual.

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens no Brasil, atrás apenas do câncer de pele. A cada ano são registrados cerca de 60 mil novos casos. Em 2011, foram registrados 13.129 mortes por esse tipo de câncer, que representa uma mortalidade de cerca de 20%, ou um caso a cada cinco casos.

Em valores absolutos, é o sexto tipo mais comum no mundo e o mais prevalente em homens, representando cerca de 10% do total de cânceres. A taxa de incidência é cerca de seis vezes maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Ainda segundo o Inca, mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O instituto também considera que  o aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos exames, pela melhoria dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Embora as causas do câncer de próstata não estejam totalmente esclarecidas, há alguns fatores que ajudam no surgimento da doença. Um deles é alimentação rica em carnes vermelhas, frituras, embutidos (como salsichas, mortadela, presunto e salame) e gorduras. Optar por uma alimentação balanceada e praticar exercícios físicos regularmente são recomendações importantes para prevenir a doença.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)