Programa ensina boas práticas de higiene

Da Redação | 15/11/2004, 00h00

Disseminar boas práticas entre empresas de alimentos é o objetivo do Programa de Alimentos Seguros (PAS). Criado em 2002, ele representa nova fase do Projeto Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controle (APPCC), iniciado em 1988 pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). 

A idéia de amenizar ou evitar os perigos físicos, químicos e biológicos nos alimentos persiste até hoje, e as parcerias ampliaram-se. Elas agora envolvem o Serviço Social do Comércio (Sesc), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), o Serviço Social da Indústria (Sesi), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Anvisa, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e o Conselho Nacional de Pesquisas e Desenvolvimento Tecnológico (CNPq).

Já foram atendidos 3.096 estabelecimentos, entre aqueles que concluíram o programa e os que estão em andamento. Desses, 1.906 são quiosques e pontos ambulantes. 

Para aderir ao programa, dividido em seis segmentos (campo, indústria, distribuição, transporte, mesa e ações especiais), os interessados podem se inscrever no site www.alimentos.senai.br ou procurar qualquer um dos parceiros (Sebrae, Sesi, Senai e Senar) da sua região. Além de consultorias, são oferecidas palestras e treinamento para funcionários e autônomos. Algumas atividades são gratuitas.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)