Ações estimulam democracia direta, avalia Sarney

Da Redação | 29/05/2012, 00h00

O presidente do Senado, José Sarney, disse, no lançamento do e-Cidadania, que a interatividade proporcionada pelas mídias sociais e pela tecnologia é o caminho para que a população exerça, no futuro, a democracia direta.

 

Democracia direta é o sistema de governo em que os próprios cidadãos discutem e votam questões de interesse da comunidade, tomando decisões que são válidas para todos. Ela se contrapõe à democracia representativa, na qual as decisões são tomadas por representantes políticos eleitos pela população. Assim, a participação popular se dá de forma indireta e periódica. Esse sistema é o mais comum nas sociedades democráticas contemporâneas.

No entanto, na avaliação de Sarney, vive-se hoje uma crise da democracia representativa. Em entrevista ao site Congresso em Foco, o ­presidente do Senado explicou que os métodos desse tipo de sistema não correspondem mais às características do mundo atual.

— A democracia representativa foi instituída para que os eleitos representassem o povo, num prazo certo, em eleições periódicas. Mas as novas tecnologias fazem com que a vontade do povo se expresse em tempo real.

Sarney lembrou que foi sob a forma de participação direta que a democracia nasceu na Grécia Antiga. Para ele, a ampliação da interatividade entre o Senado e o cidadão valoriza a democracia direta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)