Observados pelo diretor-geral da Mesa, Luiz Fernando Bandeira, os jovens senadores de 2014 discutem projetos no Plenário. Foto: Geraldo Magela/Agência Senado

 

ENCERRA-SE NESTA SEXTA-FEIRA o prazo para que as escolas encaminhem as redações selecionadas no Programa Jovem Senador para as secretarias estaduais de Educação. Os três melhores textos de cada estado serão enviados a Brasília.

 

— Só valerá o que chegar às secretarias até essa data de postagem nos Correios. Aqui, uma comissão julgadora do Senado escolherá a melhor redação de cada estado — explica Marcia Yukiko, da Secretaria de Relações Públicas do Senado.

 

Os 27 autores vitoriosos se transformarão em jovens senadores. O resultado final deverá ser divulgado até 14 de outubro.

 

O Jovem Senador é um projeto anual que incentiva a participação de estudantes na política. Por meio de um concurso nacional, 27 estudantes têm a oportunidade de vivenciar o trabalho dos senadores.

 

O projeto seleciona as melhores redações de estudantes de até 19 anos do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal.

 

A cada ano é proposto um tema de redação como forma de ingresso. Para a edição de 2015, os alunos deverão escrever sobre “Participação política no Parlamento, nas ruas e nas redes sociais”.

 

A legislatura tem duração de três dias e inicia-se com a posse dos jovens senadores e a eleição da Mesa. Os trabalhos são encerrados com a aprovação dos projetos e a consequente publicação deles no Diário do Senado Federal. Neste ano, o projeto chega à quinta edição.

 

Além da viagem a Brasília, medalha e certificado, outros prêmios também estão previstos para os estudantes (notebook), os professores (tablet) e para as escolas (computadores para as três primeiras classificadas nacionalmente).

 

Suyanne Girotto, estudante de Santa Catarina, participou do projeto em 2014. Da experiência resultou uma visão diferente da que ela tinha antes sobre política.

 

— Antes era um pouco desvalorizada por mim, mas após ter sido jovem senadora eu percebi o quanto política é importante para a sociedade. Também vi a grande importância que tem um senador e a grande responsabilidade dele diante dos cidadãos — afirmou.

 

O site do Jovem Senador tem publicado depoimentos também em vídeo de alunos que já participaram. É possível ainda conferir o perfil dos estudantes que foram jovens senadores e ler as redações que garantiram espaço no projeto.

 

O site agora também oferece links para cursos on-line sobre o Poder Legislativo, destinados aos professores orientadores das redações.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin