Professores ganham curso sobre o Legislativo

Da Redação | 18/08/2015, 11h10

Neste ano, o Projeto Jovem Senador começou uma parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB) para oferecer dois cursos de educação a distância aos professores orientadores das redações. Os cursos sobre o Poder Legislativo e sobre a política contemporânea estão disponíveis on-line na internet, com planos de aula, dicas de leitura, áudios e vídeos.

 

A professora Selma de Lourdes Cebalho El Chamy desenvolve na Escola Estadual União e Força, em Cáceres (MT), um projeto de leitura e escrita envolvendo alunos dos ensinos fundamental e médio. Graças a esse trabalho, ela foi orientadora da aluna Nathalia Janones, primeira colocada no concurso de redação do ano passado, com a redação “Uma educação que transforma”.

 

— Só diante do fato de pensar na possibilidade de a Nathalia ser selecionada para representar o nosso estado, já me sentia emocionada. Imaginem como fiquei quando soube que ela foi considerada a melhor do país. Foi indescritível o que senti no momento. Para Selma, o Jovem Senador contribuiu para a formação de seus alunos.

 

— O tema proposto em 2014, “Se eu fosse senador...”, motivou a reflexão, a tomada de uma consciência mais crítica sobre inúmeras questões que afetam a população. E a manifestação de cada aluno representa um começo da participação na vida pública.

 

Envolver os professores, as escolas e a família para a educação política e a formação cidadã dos estudantes são os focos principais do projeto, diz Marcia Yukiko, da Secretaria de Relações Públicas:

 

— Eles passam ter conhecimento de como é o Poder Legislativo e a partir daí pode agir: atuar na sociedade, na comunidade, no próprio ambiente escolar. Enfim, no dia a dia deles.

 

Saiba mais

 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)