Desde março de 2006, o Ministério da Saúde disponibiliza medicamentos de combate à hipertensão e ao diabetes em farmácias e drogarias privadas de todo o país cadastradas no programa Aqui tem Farmácia Popular – uma expansão do programa.Farmácia Popular do Brasil.

Em junho de 2007, os anticoncepcionais foram incluídos no programa, que oferece medicamentos com preços até 90% menores do que aqueles praticados em farmácias privadas não cadastradas. A iniciativa do governo federal expandiu o programa Farmácia Popular do Brasil, criado em junho de 2004 para ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. A grande diferença está no número de estabelecimentos dessas duas modalidades do programa e na diversidade de medicamentos oferecidos. 

A primeira versão do programa tem 471 unidades próprias de funcionamento – e outras 142 a serem inauguradas dentro de dez meses – em 373 municípios do país, que oferecem, a preço de custo, anticoncepcionais, remédios para hipertensão, diabetes e para pelo menos outros nove problemas de saúde. 

O Aqui tem Farmácia Popular, por sua vez, conta com mais farmácias e drogarias privadas credenciadas em 23 estados e no Distrito Federal – 6.109 –, mas para vender com desconto somente anticoncepcionais e medicamentos para hipertensos e diabéticos.


Compartilhar: Facebook | Twitter | Telegram | Linkedin