Objetivo é impedir a interrupção do tratamento de pacientes de baixa renda

Da Redação | 13/10/2008, 00h00

O programa Farmácia Popular do Brasil foi criado para evitar que as pessoas interrompam o tratamento por falta de dinheiro para comprar medicamento. A redução do impacto no orçamento familiar causado pela compra de remédios e a diminuição dos gastos do SUS com as internações provocadas pelo abandono do tratamento também são outros objetivos do programa, que é uma parceria do governo federal com prefeituras municipais, governos estaduais e entidades filantrópicas.

Segundo pesquisa da Organização Mundial da Saúde, os brasileiros gastam 19% da renda familiar com saúde. Entre as pessoas de baixa renda, o maior gasto fica por conta dos medicamentos (61% das despesas com saúde). Entre os mais ricos, o maior gasto é com planos de saúde.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), do Ministério da Saúde, que executa o programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e os disponibiliza nas unidades próprias do Farmácia Popular do Brasil a preço de custo. Nesses estabelecimentos são exibidas campanhas do ministério e o usuário recebe atendimento personalizado, sendo orientado sobre os cuidados com a saúde e o uso correto dos medicamentos.

As unidades do Farmácia Popular do Brasil funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. São oferecidos remédios que tratam das doenças com maior incidência no país. Hipertensão, diabetes, úlcera gástrica, depressão, asma, infecções e verminoses são alguns dos males para os quais são encontrados medicamentos. Também estão disponíveis preservativos masculinos. O ministério recomenda que o paciente pergunte a seu médico sobre a possibilidade de indicação de um dos medicamentos da lista disponibilizada pelo programa do governo, que reúne atualmente 94 apresentações farmacêuticas, em seus nomes genéricos.

Os municípios com população acima de 70 mil habitantes estão aptos a se cadastrar no programa. Para o estado de São Paulo, a exigência é que o município possua, no mínimo, 100 mil habitantes. Informações sobre a localização das unidades do Farmácia Popular do Brasil e do Aqui tem Farmácia Popular, e o nome dos medicamentos oferecidos podem ser obtidas no site www.saude.gov.br e pelo Disque Saúde 0800 61 1997.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)