Dúvidas?

Da Redação | 18/02/2008, 00h00

Qual é a hora ideal para fazer exercício?

A melhor hora é aquela em que você tem disposição física e disponibilidade de tempo. O mais importante é fazer exercício de forma regular e disciplinada. 

Melhor antes ou depois de comer? 

Entre as refeições. Os profissionais recomendam que não se deve fazer exercício antes de passada uma hora depois de uma refeição mais pesada. Também não se pode fazer ginástica em jejum. O ideal é fazer um lanche leve uma hora antes (iogurte, fruta, suco). 

É bom sinal ficar dolorido depois do exercício?

Os músculos até podem ficar um tanto doloridos durante dois ou três dias depois de iniciada uma nova atividade, mas isso não deve ocorrer regularmente. Uma dor persistente, mesmo que seja apenas um desconforto, pode significar excesso de esforço. Reações como diminuição do desempenho, aumento do ritmo cardíaco quando em repouso, fadiga (mesmo depois de um dia de descanso), perda de apetite, número maior de lesões que o normal, depressão e ansiedade também podem ser sinais de esforço excessivo.

Quais atividades físicas são recomendadas para os idosos? 

As mais indicadas são as caminhadas, a natação e a bicicleta ergométrica, dependendo da capacidade física individual. Também são benéficos os exercícios de resistência muscular (musculação) com baixa sobrecarga. Não são recomendados exercícios de força, que, apesar de aumentar a massa muscular (o que é bom para os idosos), provocam aumento exagerado na pressão arterial, dificultando o trabalho do coração. 

Antes de iniciar um programa de exercícios é muito importante que o idoso realize uma avaliação cardiológica completa.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)